Finep contrata R$ 2,1 bilhões em operações de crédito com empresas de todos os portes e setores

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atingiu, em 2023, um recorde na contratação de projetos. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram contratados R$ 2,1 bilhões em operações de crédito para financiar cerca de 200 projetos de tecnologia e inovação de empresas brasileiras. Isso representa um aumento de 50% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Esse excelente desempenho pode ser atribuído às mudanças nas taxas de juros da Finep, que substituiu a TJLP pela TR, ao aquecimento da demanda e à disponibilização de novos recursos para ciência, tecnologia e inovação. Além disso, as instituições financeiras parceiras do Programa Descentralizado de Crédito tiveram uma participação cada vez maior, com um aumento de 100% no número de operações nos estados brasileiros. Esses parceiros, que financiam a inovação para micro, pequenas e médias empresas, aumentaram sua participação na carteira de financiamentos da Finep de 10% para 20%.

Com essas conquistas, a Finep reforça seu compromisso em promover o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador no Brasil, apoiando empresas e projetos que impulsionam a competitividade do país, estimulando o crescimento econômico e a geração de empregos.

Saiba mais, clique aqui.