Projetos de inovação serão financiados com juros reduzidos

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinaram os primeiros contratos de financiamento com taxas de juros reduzidas para projetos inovadores nas áreas de comercialização de energia e créditos de carbono, digitalização de serviços e saúde. Desde a sanção da Lei 14.554/2023, que estabeleceu a Taxa Referencial (TR) como indexador nos financiamentos concedidos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), já foram contratados 200 projetos, totalizando R$ 1 bilhão.

No evento realizado no final de junho de 2023, no MCTI, a ministra Luciana Santos ressaltou a importância da recomposição do FNDCT, que atingiu a marca de R$ 10 bilhões para investimentos em ciência, tecnologia e inovação em 2023, e da redução dos juros para impulsionar a retomada da atividade econômica.

O presidente da Finep, Celso Pansera, enfatizou a trajetória desafiadora até a conquista da redução dos juros nos financiamentos para inovação. “Conseguir a TR foi uma batalha, um percurso que precisou ser trilhado. Não foi um caminho fácil, mas quando você alcança esse objetivo, traz enormes benefícios para o país. Hoje estamos celebrando a assinatura dos primeiros contratos”, afirmou Pansera.

Para mais informações, clique aqui.