Nova rede de internet promete revolucionar o ensino no sul da Bahia

Rede GigaSul

Uma rede de conexão que visa promover a inovação, desenvolvimento acadêmico e melhoria na prestação de serviços públicos, através da oferta de internet de qualidade, está sendo disponibilizada para a região Sul da Bahia. Ela contou com articulação e apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio de Acordo de Cooperação Técnica com Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que viabilizou a execução do projeto. 

A rede GigaSul, operada pela RNP, que interliga instituições de ciência e tecnologia (TIC), oferecerá conectividade de banda larga baseada em fibra óptica com capacidade de até 10GBps.

A nova conexão de internet permitirá uma maior eficiência na comunicação entre universidades, Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e prefeituras da região, além de melhorar os serviços públicos prestados à população.

Grinaldo Oliveira, coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secti, exemplifica o potencial da rede ao comparar a velocidade disponível ao cidadão comum. “Se quisesse fazer uma analogia com a velocidade da rede de uma casa com 100 megas, então, a Gigasul representa 100 vezes a velocidade da casa da pessoa, mas com a diferença de que a internet da casa não entrega exatamente 100 mega. Essa de 10GB a velocidade é completa. Está prevista ainda uma ampliação para 100 GB”, explica.

A solenidade da interligação da rede GigaSul aconteceu na quarta-feira (17 de agosto), na sede da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com a participação de autoridades locais, estaduais e federais.

para saber mais informações sobre a rede e o evento acesse: tibahia.com/eventos/nova-rede-de-internet-promete-revolucionar-o-ensino-no-sul-da-bahia/