Finep terá orçamento recorde em 2023

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), está prestes a receber um orçamento histórico de R$ 11 bilhões em 2023. Isso representa um aumento significativo dos recursos não-reembolsáveis disponíveis para o financiamento de pesquisas científicas em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas e privadas. Essa notícia foi divulgada pelo novo presidente da agência, Celso Pansera, durante uma reunião virtual realizada no Fórum das Sociedades Afiliadas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O valor final será resultado da soma do orçamento anual da agência com recursos da ordem de R$ 4,5 bilhões provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), que foi desbloqueado com o fim da Medida Provisória 1.136/22, vencida em 5 de fevereiro e não renovada. Para destinar aquele valor para a Finep, disse Pansera, o governo vai enviar um Projeto de Lei do Executivo (PLN) ao Congresso.

Além do aumento de recursos, a nova gestão da Finep tem como linhas de ação a ampliação das ações conjuntas entre Finep, CNPq e FAPs e a recuperação da infraestrutura de pesquisa. Essas medidas visam fortalecer ainda mais o apoio às pesquisas científicas e tecnológicas no país.

Para saber mais informações sobre o assunto, clique aqui.